sexta-feira, 24 de abril de 2015

Mais algumas dicas sobre vida de au pair na Europa

Olá meninos e meninas! A galera está me mandando várias dúvidas, que algumas eu não coloquei nos posts, mas outras está no blog, mas em assuntos diversos, então resolvi reunir as informações aqui pra facilitar ;)


*Por que ser au pair na Europa?
Eu uni o necessário ao agradável, primeiramente que tenho mais de 27 anos, e não poderia fazer o programa através de agências nos EUA por exemplo, ou se fosse pra lá de outra maneira como estudante ou turista, eu não teria grana pra comprovar minhas despesas. E nós sabemos que a maioria dos países que o programa é regulamentado, a idade máxima é 30 anos, tanto que comecei a pesquisar a Holanda, antes de qualquer outro país. Segundo que sempre foi meu sonho conhecer a bendita Itália! Pqp, nem acreditei quando pisei em Bolonha pela primeira vez, eu literalmente chorei no meio da piazza. Anteriormente, eu já tinha planos de ir pra lá, pois tenho direito a cidadania italiana e queria também conseguir uma bolsa de estudos, pra poder fazer uma pós ou qualquer coisa do tipo.

* Quais países são regulamentados com o programa de au pair na Europa?
França, Alemanha, Holanda são alguns dos países que conheço, mas no site do www.aupair-world.net lá eles informam quais são os países de programa e os quais não são, valores, horas de trabalho, contratos, vistos, etc.

*Devo ir por intermédio de agência ou por conta própria?
Vou ser bem sincera, a maioria das meninas que fazer o intercâmbio são bem novas ainda, e os pais tendem a ficar com receio e preferem que elas façam o intercâmbio através de agência. Eu concordo que pode ser mais seguro em termos de regras e vistorias que tais famílias passam antes de receber a au pair, mas não garante que você vai ser feliz ou tratada como deveria, isso é muito relativo, fora a grana que gasta com agência, eu acho mega desnecessário.
Eu fui sem agência, pois a Itália não tem o programa regulamentado ainda, mas eu poderia ter ido pra qualquer outro país com regulamentação, exceto Holanda, com visto de au pair.
Eu tive claro o "trabalho" de procurar as famílias, entrar em contato, trocar e-mails, skype, whatsapp, facebook um milhão de vezes, mas cada detalhe e todo estresse valeu muito a pena, aprendi pacas com isso. Esse é o link do site do Au Pair World www.aupair-world.net/.

*Quem paga minha passagem aérea e meus estudos? E preciso ser fluente na língua?
Na Europa geralmente quem arca com as despesas de viagem e estudos é a própria au pair, no meu caso minha host pagou metade do valor da minha passagem aérea e eu fazia um curso de línguas em uma escola para estrangeiros gratuito.
Tem famílias que exigem, assim como tem famílias como a minha que me pediram pra que eu falasse português com as kids pra que elas aprendessem. Eu fiquei sem vergonha porque consigo entender 95% do italiano, e falar só o básico, então bingo! Me senti em casa, sem dificuldade nenhuma. Foi uma troca sensacional, eles aprenderem a minha língua e eu a deles. E pelo menos o básico de inglês, porque eu consegui me virar muito bem com o meu todas as vezes que eu precisei, até amizade fiz com uma coreana, imagina a conversa!Rs. Bem, eu estou falando da Itália, mas basicamente nós tendemos a ir pro país em que sabemos o mínimo do idioma ou o inglês que realmente é essencial.

*Quanto ganha uma au pair na Europa e quanto tempo eu trabalho por semana?
Quando comecei a pesquisa, eu vi que as famílias pagam de 250 a 380 euros, dependendo da experiência. Eu sinceramente não sairia da minha casa e nem muito menos do meu país pra ganhar só isso. Viver na Europa é muito caro, mesmo a gente podendo ter casa e comida. A minha família me pagava 500 euros mensal e nem experiência eu tive anterior como au pair #ficaadica.
A horas trabalhadas normalmente são 30 horas por semana na Europa. Eu não mantinha um horário regrado porque em casa era uma troca mútua, e tudo era com carinho, definitivamente não tenho nada pra reclamar deles.

*Sobre vistos.
Nos 2 posts abaixo eu falo sobre os visto e a imigração :)
janlisboa.blogspot.it/2015/01/a-caminho-de-bolonha.html
janlisboa.blogspot.it/2015/01/processo-para-viagem.html

*Consigo sobreviver com o valor que me paga?
Sim, eu me adaptei bem com tudo, andava por todos os lugares de trem, tive que passar a comer fequentemente Mac Donalds, Kebab e pizza. Mas eu viajei pra 7 cidades na Itália e fui pra Paris também. Além disso sempre comprava o que eu precisava.

Bem, espero que tenha ajudado a vocês um pouquinho!
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário