quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Processo para a viagem

I'm here again! ;)
Essa parte da viagem é um pouco burocrática, mas aprendi muitooooo com todo processo.
Infelizmente para intercâmbio cultural na Itália, ainda não há acordos legalizados, então há 3 possibilidades de visto:

1º turista- este visto tem duração de 90 dias, não é preciso pedir visto no vice consulado italiano, pois o visto é dado em sua entrada em qualquer país do espaço Schengen (http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_Schengen), mas há alguns critérios como, passaporte válido, seguro saúde, passagens de ida e volta, comprovantes de hospedagem(aqui também caso você permaneça hospedado na casa de algum cidadão italiano, no meu caso, você terá que possuir uma carta convite com documento do hospedante);

2º Estudante: aqui eu fiquei boquiaberta com os valores de cursos de línguas para alguns meses, processo mega burocrático;

3º cidadania italiana: aqui o processo é caro também, devido a quantidade de certidões e suas traduções juramentadas que são obrigatórias;
Segue o link abaixo do consulado italiano que explica melhor os documentos exigidos:
http://www.conssanpaolo.esteri.it/Consolato_SanPaolo  

P.S: se tiverem dúvidas, que com certeza terão muitas, logo aviso, não ADIANTA enviarem e-mail, ligar ou sinal de fumaça, pois eles não respondem!!!
Eu moro em Campinas-SP, e aqui eles possuem o vice consulado, mas que fique bem claro que eles sabem falar sobre cidadania, os demais vistos é só o básico do que tem no site.

Acho muito importante que todos saibam a respeito de 2 documentos:
1º PID(Permissão Internacional para Dirigir), este documento é válido em alguns países (http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/solicitacaoPID) como descrito no link, e você pode fazer o requerimento em qualquer posto Poupatempo, no caso quem resida em São Paulo, ou também no Detran. Ele é válido de acordo com a data de validade de sua habilitação nacional, e tem o custo bem salgadinho de R$ 221, 53. Em apenas 6 horas o documento é expedido.

2º CDAM(seguro de saúde), qualquer contribuinte do INSS tem direito a ter o seguro saúde expedido pelo Ministério da Saúde-Acordos Internacionais, gratuitamente!!!! Você tem que mandar vários documentos á eles, e em 4 dias úteis é enviado o seguro pra você (http://sna.saude.gov.br/cdam/). Há telefones de contato, e eles são super atenciosos, acho legal que liguem e pergunte diretamente quais documentos são exigidos, pois os que estão no site me deixaram com dúvida.

Ah! Já ia me esquecendo! Vocês precisarão de uma casa de câmbio, e a qual utilizei foi a Confidence,(http://www.confidencecambio.com.br/) também fiz um cartão de débito na hora, super prático, que a recarga no mínimo é de 100 euros(equivalentes a R$ 350,00 reais), é seguro para que você não leve todo o dinheiro em espécie. 

Fiz um resumão do processo, mas se tiverem perguntas deixe aqui nos comentários, que tentarei ajudar!

O próximo post falarei dos preparativos da viagem!
See you sonn.

6 comentários:

  1. Oie! Então vc foi como turista? Achei seu blog e to lendo tudo. Como foi a parte burocrática depois de ter chegado aí?
    E vc tem um contrato com sua hostfamily?

    Obrigada desde já. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana! Tudo bem? Fico tão feliz que esteja gostando, e muito mais por estar ajudando! Sim, estou aqui como turista. Quando cheguei aqui fiquei com bastante receio, mas eu estava com todos os documentos exigidos pra dar entrada como turista. Na imigração a única coisa que me pediram foi o passaporte, e ainda o policial francês falou em português comigo! Demais! Eu contei tudo sobre a entrada aqui nesse post: http://janlisboa.blogspot.it/2015/01/a-caminho-de-bolonha.html
    Com a host family no começo até enviei um contrato que existe daqui da europa, mas não foi firmado. Graças a Deus nunca tive problema nenhum com eles, muito pelo contrário, me ajudem demais. Mas eu aconselho sim a fazer esse contrato. Se você quiser tem disponível no site do aupairworld (https://www.aupair-world.net/).
    Mais dúvida em que eu possa ajudar to por aqui!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta Jana (fazendo a íntima kkk). Você é muito corajosa! Li o post e adorei. Só tenho mais uma dúvida, turista só precisa de passaporte né? E o período é de 90 dias, certo? Como vai ficar a questão da sua permanência aí?

      Excluir
    2. Obrigada Ana! Turista precisa de passaporte e mais os requisitos pra entrada de turista que estão no site do consulado, que são o seguro saúde, uma quantia em dinheiro, e comprovante de hospedagem. Eles exigem isso, mas pra mim não pediram nada, acho que depende muito do policial e da imigração. Eu poderia ficar ou se fosse pelo processo de cidadania italiana, ou eu poderia ir para um país não Schengen e voltar novamente e obter o visto de 90 dias novamente. Mas eu volto pra casa semana que vem. Eu já cumpri tudo o que eu queria aqui. :)

      Excluir
  3. Olá Jana, parabéns pelo blog, acredito que esteja ajudando muitas pessoas que estão interessadas no programa de au pair na europa. Mas surgiu uma dúvida, você comentou da possibilidade de obter outro visto de turista, por meio de uma viagem de ida e volta para um país que não esteja no acordo de Schegen, (ex: Suíça). Mas esse "processo" não é barrado pela imigração?
    bjão e obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane! Muito obrigada! Espero muito que esteja, porque e criei realmente com essa intenção, porque tive muitas dificuldades em relação na época nas pesquisas.
      Esse processo quem me orientou a fazer foi minha própria host, e já tinha ouvido falar tbm. A imigração pode barrar dessa maneira, ou até como vc indo somente pra passear mesmo, vindo do Brasil por exemplo. Como a economia deles ainda está fraca, não acredito que seja a intenção deles barrar "turistas". Bjos. Obrigada pelo carinho!

      Excluir